LOUCOS EM AÇÃO EM "CAMINHOS DA INDIA"
“Caminho das Índias” mostrará portadores de doenças mentais em ações cotidianas. A próxima novela das oito da Globo fará campanha pela inclusão social dos chamados “loucos”. Mas, diferentemente das últimas tramas de Glória Perez, desta vez o merchandising social não se caracterizará pelo formato de depoimento.
“Eles [os doentes mentais reais] vão aparecer mostrando o que sabem fazer: bandas, trabalhos artísticos, computação. Eles me pediram para bater no preconceito e mostrar que são capazes, em alguma medida, de se inserir no mercado de trabalho. Querem ser equiparados aos deficientes físicos, para quem existe já uma política de inserção”, diz Glória.
“Caminho”, que começou a ser gravada na semana passada na Índia, terá também personagens fictícios abordando a questão. Serão dois esquizofrênicos, um pobre, interpretado por Sidney Santiago, e um rico, por Bruno Gagliasso. Glória conta que a idéia é “mostrar como esse drama se desenrola entre as famílias pobres, nas quais costuma haver uma rede de solidariedade da vizinhança, e entre as famílias ricas, em que se procura esconder o estigma”.
Haverá ainda um ator, Paulo José, interpretando um louco verdadeiro, o Profeta Gentiliza, que nos anos 80 pintou pilastras de viadutos do Rio. “Vamos mostrar sua obra e reproduzir suas falas”, adianta. “Mostraremos também as obras de alguns loucos geniais, como Arthur Bispo do Rosário”. (Fonte: Daniel Castro, Folha de S. Paulo)