JN PERDE 1 A CADA 5 TELESPECTADORES
A atual guerra da audiência na TV aberta já se expande além da disputa pela compra de direitos de transmissões esportivas internacionais ou o embate entre autores e suas novelas. Ela também já é visível no ranking dos principais telejornais do país.
Desde 2004, o "Jornal Nacional" perdeu um em cada cinco telespectadores em todo o Brasil. Na Grande SP a queda também é expressiva: - 18%.
Foi a partir de 2004 que a Record, apoiada pela Igreja Universal, passou a investir pesadamente em jornalismo (e dramaturgia), contratando várias ex-estrelas globais.
O resultado por ser visto no gráfico abaixo: 151% de crescimento em quatro anos.
De forma mais modesta, também o Departamento de Jornalismo do SBT tem mostrado resultados. Desde a chegada de Carlos Nascimento, em 2006, o telejornal "SBT Brasil" subiu 27% em audiência. Vale lembrar que quando Nascimento não está à frente do jornal, quando o âncora é Cesar Filho, por exemplo, o ibope do telejornal continua elevada (para os padrões da casa).
Portanto, somente a Globo tem registrado perda de telespectadores em seu jornalismo.
Caso Eloá pode pender ibope de outubro a favor da Record
Dados obtidos por Ooops! apontam que o SBT passou boa parte do dia na frente da Record nos primeiros 12 dias de outubro.
Até o dia 12, o SBT foi vice-líder absoluto nas manhãs, das 7h às 12h, com 6 pontos contra 4 da Record (e 9 da Globo).
O SBT também foi vice isolado na faixa das 12h às 18h, por 7 x 6 (e 17 da Globo).
No horário nobre, das 18h à 0h, a primeira metade de outubro foi marcada pelo empate entre SBT e Record.
Nas 24h do dia, o SBT só não venceu a Record até o dia 12 por um centésimo. Sim, caros leitores. Um centésimo de ibope rendeu o empate à Record. A emissora registrou 5,51 pontos nas 24h do dia (deve ser arredondado para 6).
Já o SBT, com 5,91, também sobe para 6.
Mas é aí que termina o sonho de vitória do SBT, porque no dia 17 houve a tragédia de santo André, e a morte da menina Eloá. E foi essa cobertura que certamente dará a vitória à Record no mês citado.
Arte: Folha Online
FONTE: OOOPS